quarta-feira, 14 de julho de 2010

Renault 5 Turbo, a beleza dos 30...

A 1 de Julho de 1980 inicia-se em solo francês o inicio da comercialização de um dos mais emblemáticos carros da marca do losango, mas é em Dezembro de 1979 que surgem as primeiras imagens deste ícone da marca francesa, trata-se de um 5 Turbo pré-série de cor azul, onde se destacavam as jantes de cor branca da marca Gotti, que não seriam colocadas no produto final.
A verdade é que este projecto começa a tomar forma no ano de 1976, a junção das ideias de Jean Terramorsi e Henry Lherm, que a partir da base de um Renault 5 convencional idealizaram um automóvel de competição, mas que pudesse ser conduzido e vendido a qualquer cliente da marca. Estas ideias foram amadurecendo e transformaram-se no Renault 5 Turbo, um veiculo de motor central, com turbocompressor e de excelente tracção, derivada de umas vias e jantes muito largas.
O projecto 822 como era inicialmente conhecido, destaca-se então pelo motor de 4 cilindros turbo, com menos de 2L de cilindrada, capaz de desenvolver uma potência na ordem dos 150 a 160cv, mas com a capacidade de ser alterado para potências bem superiores, colocado em posição central, tracção traseira e com uma velocidade de ponta de 200 Km/h.
Renault 5 Turbo, a beleza dos 30...
JCFan

Sem comentários: